Resenha - O Cortiço, em Hqs

   Segundo os Dicionários a palavra cortiço quer dizer moradia précaria em que vivem várias pessoas. No livro o Cortiço em Hqs fala da história de João Romão que no meio de mentiras e roubos conseguiu contruir o maior cortiço do Rio de Janeiro, onde vivem pessoas desfavoreidas, que até sofrem para sobreviver, mas sabem viver a vida, festejando, dançando pagode no meio da noite e muito mais!
   
   O Livro para min tem uma bela aparência e facilidade de se expressar para o leitor mais facilmente do que o Cortiço em Livro, pode ser lido por pessoas de diversas idades, em Hqs, inclusive as crianças. No continuo da história os personagens utilizam a linguagem que não e padrão, trazendo a linguagem do campo e do Brasil Antigo, a falta de respeito, modos, e cidadania e presente na História.
   
   Começando João Romão construiu o seu grande Cortiço, com a ajuda de Bertoleza uma escrava que se tronou sua amigada, ajudando-o a construir o cortiço, em uma casa ao lado morava o Miranda com sua esposa e filha, e há brigas por parte do terreno entre João Romão e Miranda, sempre suspeitando um do outro, várias pessoas vão aparecendo em meio a história como Jerônimo um grande trabalhador que foi pago por João Romão para trabalhar na Pedreira. Pombinha a filha de Dona Izabel que ja ia completar 18 anos e não tinha menstruado...o que garantiria a saida de Dona Isabel e da filha do Cortiço. Voltando de viagem também entra a Rita Baiana que seduz Jerônimo, o que o faz deixar a sua mulher, e muito mais bagunça e falsidades, incluindo até o sexo sem nenhuma proteção o que causou a gravidez não esperada a algumas mulheres como a Marciana. Pombinha enfim Menstrua ela se casou e saiu do Cortiço junto com sua mãe.Existiam brigas entre o cortiço vizinho "Cabeça de Gato" e o do João Romão trazendo invasões e muitas brigas, até mesmo fogo destruindo o Cortiço do João Romão, e reconstruindo como uma pequena vila, ao final João Romão tenta se livrar de Bertoleza pois não a quer como um cargo pois acha q ela mancha sua imagem e chama o Homem filho do falecido dono de Bertoleza para prende-la, ao final ela se mata com uma faca ao se recusar a ser presa.

Autor:Aluízio Azevedo
Aluno:Dominik.Simas
Série: 8ª-C/Tarde
Português dos BoyS

2 comentários:

Helena Caldas disse...

Um bom texto!

É preciso que se faça algumas correções, poi há erros de digitação.

Júlia Cavalcanti disse...

Ficou muito legal o blog e a resenha também!

Postar um comentário